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Livros



Haverá diversas sessões de autógrafos durante a VI Jornada Educação a Distância: o futuro da arte - confira!


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Design Instrucional para cursos On-line
Vani Moreira Kenski


KENSKI, Vani Moreira (Org.). Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac-SP, 2015.
O mercado de trabalho para quem deseja fazer design instrucional para cursos on­line é promissor, porém exigente. Trata­se de uma modalidade geralmente voltada a um público adulto, que recorre aos estudos para atender a uma necessidade profissional, embora muitas vezes não disponha de tempo para estudar. É preciso inovar para cativar. A internet, na mesma medida em que empoderou a atuação do designer instrucional, tornou­a mais complexa: ele tem de conhecer educação, tecnologia, comunicação, produção criativa e gestão para potencializar as abordagens colaborativas de ensino, voltadas para a interação e a comunicação didática, independentemente de onde e quando os participantes se encontrem para aprender. Junto a essa complexidade veio a exigência de maior versatilidade, afinal, a ação do DI deve se unir à de outros especialistas - editores, diagramadores, programadores, web designers, etc., além de professores, tutores e conteudistas.


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Design Educacional: 
educação a distância na prática
João Mattar


MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.


As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas na educação. Uma dessas mudanças é o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), que tem criado novos personagens, como os tutores. Este livro explora as características e funções de um desses novos personagens, o Designer Educacional, defendendo uma educação aberta e flexível.

Quais as diferenças entre design educacional e instrucional? Que contribuições os games podem trazer à educação? Quais são as etapas do design educacional? Como podemos incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis ao processo de ensino e aprendizagem? O que significam princípios multimídia? Como trabalhar elementos visuais no ensino, como imagens, gráficos e tabelas? O que significam design de atividades e de interações? Como avaliar com as TICs? Essas e outras questões são exploradas neste livro.


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Web 2.0 e Redes Sociais na Educação
João Mattar



MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013. ISBN 978-85-64803-00-8.


Facebook, YouTube, Twitter, Wikipédia, games, mundos virtuais 3D, smartphones, tablets... Esses são o habitat das novas gerações. Escolas, universidades e empresas estariam preparadas para utilizar adequadamente a interação e a colaboração na Educação?

Este livro explora o desafio de integrar ferramentas, plataformas e interfaces da Web 2.0 e das redes sociais ao processo de ensino e aprendizagem de nativos digitais. Teorias tradicionais e contemporâneas, como o conectivismo, são entrelaçadas para fornecer suporte a alunos, professores, pais e instituições nessa jornada. Para além da teoria, o livro analisa diversos casos, como o uso de wikis e os primeiros MOOCs em Língua Portuguesa.

Embarque nesta viagem virtual!


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Tutoria e Interação em Educação a Distância
João Mattar


MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage, 2012.

Tutor é um personagem recente na história da educação brasileira. Institucionalizou-se não só na educação pública na Universidade Aberta do Brasil, como também em instituições de ensino superior privadas e na Educação a Distância (EaD) profissional e corporativa.

Esta obra tem como objetivo reinterpretar a atuação do tutor como docente e, simultaneamente, oferecer subsídios para o trabalho do professor em EaD. Para isso, o texto apresenta uma reflexão sobre a atuação desse profissional e o suporte para desenvolver atividades com qualidade e criatividade.

Ao longo do texto o leitor terá acesso a tópicos como conectivismo, ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle), plataformas da web 2.0 e redes sociais, atividades síncronas e assíncronas e outros. Tutoria e Interação em Educação a Distância, além de ser uma ferramenta útil para quem tem interesse em conhecer o mundo da EaD, traz um material de reflexão e prática sobre uma atividade essencial na EaD: a mediação pedagógica.




Educação a Distância: o estado da arte - vol. 1
Frederic Litto, Marcos Formiga e outros


LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 1. São Paulo: Pearson Educaction do Brasil, 2009. 461p.


Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), organizado por dois especialistas renomados no tema e composto por 61 capítulos escritos pelos maiores profissionais brasileiros em EaD, este livro transmite ao leitor o mais alto e expressivo grau de desenvolvimento atingido pelas abordagens da educação a distância no país até o momento, considerando o contexto dos cenários nacional e internacional de aprendizagem.

Os textos constituem um rico e abrangente apanhado de idéias, tendências e estatísticas indispensáveis para todo profissional que se dedica à educação a distância - quer no âmbito acadêmico, quer no corporativo - e apresentam a visão de pesquisadores especializados nas mais diversas áreas, incluindo: aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais,educação corporativa e muitas outras.

Além disso,aborda aspectos pedagógicos e andragógicos da EaD, as tecnologias associadas, o cenário internacional, a educação pelo trabalho, história, estatísticas da EaD no Brasil e muitos outros assuntos.  

Este livro, além de uma poderosa ferramenta de consulta sobre os mais diversos temas e áreas da EaD, é uma fonte de informação confiável que certamente será muito útil para alunos de graduação e pós-graduação, bem como para profissionais que utilizam a EaD como recurso para a produção de suas atividades.Com tudo isso, Educação a Distância: o estado da arte é referência e inspiração para todos aqueles que estão preocupados com os rumos da educação no país e que vêem a educação a distância como uma maneira adicional e indispensável de levar o aprendizado às pessoas.



Educação a Distância: o estado da arte - vol. 2
Frederic Litto, Marcos Formiga e outros


LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Pearson Educaction do Brasil, 2012. 443p.
Complementando os assuntos que fizeram de seu primeiro volume um grande sucesso, esta obra traz não somente as questões técnicas e pedagógicas da educação a distância, mas também suas experiências e práticas, bem como seus aspectos históricos e culturais - tudo isso apresentado sob várias facetas por renomados profissionais.

Essa pluralidade de assuntos e autores, que permite ao leitor ter contato com as diferentes perspectivas da EAD, confere grande qualidade à obra, tornando-a indispensável para todos aqueles que desejam estar conectados com o que há de melhor quando o assunto é EAD - uma área que cresce a cada dia.



Produção de Conteúdos Educacionais
Andrea Filatro e Sabrina Cairo


FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

Com Andrea Filatro como principal autora, este livro trata da produção de conteúdos didáticos para as novas modalidades de ensino, em especial a educação a distância -- um segmento que vem crescendo a cada ano. Entendendo que essa produção é multidimensional, ele mostra como os profissionais das áreas de educação, comunicação, tecnologia e gestão podem se unir para desenvolver conteúdos que realmente façam diferença no processo de ensino/aprendizagem, muitas vezes aproveitando processos já conhecidos e dominados pelo campo editorial. Para tanto, em seus 15 capítulos, o livro é organizado em três grandes partes: (1) framework teórico, que organiza os conceitos e princípios essenciais relativos à produção de conteúdo nas cinco grande dimensões que compõem o tema (tecnocientífica, pedagógica, comunicacional, tecnológica e de gestão); (2) gestão da produção, que explora a gestão de projetos (custos, prazos, administração de pessoas etc.), o design instrucional (método para desenvolvimento de soluções educacionais) e, consequentemente, o plano do projeto; (3) atividades de produção, que mergulha nas atividades essenciais da produção de conteúdos (autoria, roteirização, avaliação etc.).



Competências em Educação a Distância
Patrícia Behar


BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

O que significa ser competente? E quais são as competências necessárias a alunos, professores, tutores e gestores para atuar na educação a distância?

Neste livro, competência é definida como a combinação de três fatores: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), mobilizados por elementos-chave, alguns deles descritos na obra. É com base nessa tríade e nesses elementos que são discutidos os pressupostos teóricos, tecnológicos e metodológicos das competências na perspectiva da educação a distância.



Educação Musical a Distância
Daniel Gohn


GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: abordagens e experiências. São Paulo: Cortez, 2011.

Neste livro o autor investiga processos de ensino e aprendizagem da música que ocorrem sem que professor e aluno dividam um mesmo espaço tempo- físico. Partindo de uma comparação com obras de ficção científica e chegando nas recentes possibilidades criadas pela internet, o autor dá exemplos de cursos on-line de música, apontando especificidades para diferentes áreas do estudo musical. Experiências no curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB-UFSCar são detalhadas, tendo como foco central uma disciplina que trabalha com instrumentos de percussão. O livro é destinado a pesquisadores e professores com interesse nas artes e na educação a distância, assim como a estudantes e profissionais de áreas relacionadas à música, buscando novos caminhos para a educação musical.

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Guia de Educação a Distância
João Mattar


MATTAR, João. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

A EaD (Educação a Distância) tem sido cada vez mais utilizada por instituições de ensino e por empresas, não apenas no Brasil. Entretanto, mesmo o profissional experiente na área se sente muitas vezes perdido, em função, com tantos modelos, tantas ferramentas, tantos cursos, tantas informações.

Este livro, escrito por um dos maiores especialistas na área, serve, ao mesmo tempo, como porta de entrada para os novatos e atualização para os mais experientes. Nele, você ouvirá falar de LMSs, AVAs, Twitter, Blackboard, Moodle, Sakai, Second Life, Sloodle, mobile learning, realidade aumentada, design instrucional, tutor e várias outras palavras e expressões que fazem parte, hoje, do vocabulário da EaD.

Bem-vindo ao estado e ao futuro da arte!


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Games em Educação:
como os nativos digitais aprendem
João Mattar


MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Você já pensou em ensinar história com um game como o Age of Empires? E geografia com Carmen San Diego? Aliás, você usa games na educação? Se você já chegou nessa fase, este livro é uma excelente oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Se não, o que está esperando para ler Games em educação? Aperte o start! Comece!

Com esta obra de João Mattar, você vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.

Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.



Design Instrucional na Prática
Andrea Filatro


FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

O notável crescimento da educação a distância nos últimos anos trouxe um desafio para todos os envolvidos nessa revolução: planejar, desenvolver e implementar cursos voltados especificamente para o aprendizado eletrônico. Esse desafio torna-se mais complexo por exigir o desenvolvimento e a aplicação de competências totalmente diferentes das requeridas pelo modelo presencial tradicional - competências estas regidas pela área de design instrucional.

Design Instrucional na Prática tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que é design instrucional e seu papel na elaboração de um curso on-line. Para tanto, apresenta o processo do design instrucional passo a passo e mostra como ele trabalha para unir educação, tecnologia, comunicação e gestão em um único campo do conhecimento.

Além disso, a fim de ser um verdadeiro guia, este livro destaca todos os aspectos do design instrucional em um curso on-line. Assim, tópicos como construção de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, design de interação e design de ambiente virtual ganham vida por meio de exemplos práticos e dicas valiosas.

Dirigido para todos que estão ou que pretendem estar envolvidos com educação a distância, este livro é indispensável na estante daqueles que estão conectados com o mundo e que acreditam nas infinitas potencialidades do aprendizado eletrônico.



Educação a Distância e eLearning na Web Social
J. António Moreira, Daniela Melaré e Angélica Monteiro (Org.)


MOREIRA, J. António; MELARÉ, Daniela; MONTEIRO, Angélica (Org.). Educação a distância e elearning na web social. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

Num momento historicamente marcado por intensas transformações mundiais, este livro traz elementos, ideias, conceitos e expressões-manifestações atuais para o campo educacional e, fundamentalmente, faz um convite ao diálogo sobre a Educação contemporânea. As tendências recheiam-se de artefatos e espaços: gamificação, plataformas digitais, comunicação por nuvem, celulares, smartphones, tablets e paredes holográficas, inteligência artificial, redes sociais, dispositivos móveis; geolocalização, conteúdo aberto, REA (Recursos Educacionais Abertos), MOOC (Cursos Online Abertos e Massivos), POMAR (Percursos Online Massivos Abertos e Rizomáticos), aplicações semânticas, software livre, hibridização, Educação Aberta, docência online, redes rizomáticas, linguagem emocional, mediação partilhada, interatividade etc., nomeiam e sinalizam as transformações socioeducacionais.



Estilos de Aprendizagem e o uso das Tecnologias
Daniela Melaré


MELARÉ, Daniela. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

Muito se tem dito sobre as potencialidades da utilização educativa das novas tecnologias, designadamente por poderem permitir ir ao encontro de necessidades e características específicas dos estudantes que a elas recorrem, cada vez com maior preponderância. Mas importa saber mais sobre como explorar adequadamente este potencial. A investigação sobre estilos de aprendizagem tem permitido identificar as abordagens ao conhecimento que melhor se adaptam a estes diferentes estilos, apresentando especial pertinência em contextos de aprendizagem online. Considerar estes diferentes estilos e as diferentes abordagens ao conhecimento que se requerem por parte de professores e formadores constitui, para diversos autores, a chave do sucesso nestes espaços virtuais de aprendizagem, sobre os quais muito há a investigar. O texto que Daniela Melaré Vieira Barros aqui nos apresenta constitui, pois, um contributo especialmente relevante neste âmbito. Nele se cruzam perspectivas e contributos de diferentes áreas do saber, permitindo clarificar conceitos, sistematizar conhecimento produzido neste domínio e promover uma reflexão fundamentada, importante para todos aqueles que se interessam por aprofundar conhecimentos em pedagogia do e-learning, tendo em vista desenvolver a versatilidade e qualidade destes novos contextos de aprendizagem.


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